"Ele tem medo. Está totalmente só. Está a 3.000.000 de anos-luz de casa."
Lançado no dia 11 de junho de 1982, com um custo de apenas $11 milhões de dólares, o filme estreou em 1.103 cinemas nos EUA, em seu primeiro final de semana faturou $10,7 milhões de dólares, hoje dia essa quantia teria deixado o estúdio desesperado, hoje em dia qualquer coisa abaixo de $40 milhões na estréia já é considerado fracasso.
O filme ficou um mês em primeiro lugar nas bilheteria, algo que até hoje nenhum outro filme conseguiu superar, ficou 11 MESES no TOP 10, outro record nunca superado, e 7 meses no TOP 5.
E.T O Extraterrestre faturou $359 milhões nos EUA em um total de mais de $700 milhões no mundo todo. No Brasil E.T teve um público de 9.409 milhões de telespectadores ficando com a 11º colocação na frente de filmes como Homem Aranha e Avatar.
Na lista de maiores bilheterias atualizadas pela inflação As maiores bilheterias atualizadas pela inflação E.T fica em 4º lugar, e mesmo sem atualização 33 anos depois ele detêm o 11º lugar, nada mal para um filme de 3 décadas, sem ajuda dos preços de ingresso 3D e IMAX.
Algumas curiosidades sobre o filme.
- Durante as filmagens de E.T., O Extra-terrestre, o ator Harrison Ford fez uma pequena ponta como o diretor da escola de Elliot. Entretanto, na edição final do filme, Spielberg decidiu por cortar todas as cenas em que ele aparecia, por achar que o personagem era dispensável e servia apenas para distrair o público da história principal.
- O comunicador utilizado por E.T. no filme realmente funcionava e foi construído por Henry Feinberg, um especialista em ciência e tecnologia.
- Quando foi lançada nos Estados Unidos a versão em VHS de E.T. O Extra-terrestre, a fita veio numa capa verde, exatamente para diferenciar as cópias originais das piratas.
- A ideia inicial de Spielberg era fazer um filme chamado “Night Skies” (Céu Noturno, em tradução livre) em que aliens aterrorizavam uma família. Mas ele resolveu alterar o conceito do filme por completo e fazer um extraterrestre dócil que fica amigo de uma criança.
- O som feito pelo andar do E.T. era, na verdade, produzido por uma camiseta molhada cheia de gelatina.
- Steven Spielberg fez questão de fazer as filmagens com as câmeras na altura de crianças, para mostrar o ponto de vista e haver maior conexão com Elliot e ET.
- ET não é macho nem fêmea e teria mais de 10 milhões de anos de idade.
- Os médicos e enfermeiras que cuidaram do ET no filme realmente trabalhavam em pronto-socorro e foram direcionados a agir como se estivessem tratando de um paciente de verdade, para que suas ações e diálogos.
- Steven Spielberg e Melissa Mathison (roteirista do filme) pensaram numa continuação do filme em que aliens de outra espécie sequestram Elliot e seus amigos e o ET (que descobrem chamar Zreck) se aventura para salvá-los.
- Com exceção da mãe de Elliot, os rostos dos adultos nunca são mostrados até a última metade do filme.
- Corey Feldman foi cogitado para um papel em ET, mas ao longo da produção, sua participação foi eliminada. Sentindo-se mal, Spielberg prometeu que ele participaria de sua próxima produção, que acabou sendo Gremlins.
- Durante os testes para a escolha do protagonista de E.T., o Extra-terrestre, Henry Thomas imaginou que seu cachorro tinha morrido e utilizou esta ideia em sua audição para o papel, na intenção de passar às pessoas a sensação de tristeza de seu personagem. Steven Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante a audição e o escolheu para protagonizar o filme.
Henry Thomas teste para o papel de Elliot
Veja como estão os atores hoje
C. Thomas Howell |
Dee Wallace |
Drew Barrymore |
Henry Thomas |
Erika Eleniak |
Robert MacNaughton |
Peter Coyote |
OSCAR
Ganhou
Melhor Trilha Sonora
Melhor Som
Melhores Efeitos Especiais
Melhores Efeitos Sonoros
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - Steven Spielberg
Melhor Roteiro Original
Melhor Fotografia
Melhor Edição
GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Filme - Drama
Melhor Trilha Sonora
Indicações
Melhor Diretor - Steven Spielberg
Melhor Roteiro
Melhor Revelação Masculina - Henry Thomas
BAFTA
Ganhou
Melhor Trilha Sonora
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - Steven Spielberg
Melhor Roteiro
Melhor Revelação - Henry Thomas e Drew Barrymore
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Maquiagem
Melhor Som
Melhores Efeitos Especiais
Melhor Edição
CÉSAR
Indicação
Melhor Filme Estrangeiro
GRAMMY
Ganhou
Melhor Trilha Sonora - Cinema
Curiosidades sobre MAD MAX o filme mais
irado da década de 80
Comentários
Postar um comentário