O Dia em que a Marvel foi a Falência

por: Ulisses Silva


Poucas pessoas sabem mais nos anos 90 a Marvel não era essa gigante destruidora de bilheterias que é hoje

A Marvel e a DC sempre foram rivais nos quadrinhos, cinema, tv e qualquer mídia que tenha super heróis, porém diferente da DC que faz parte do grupo time Warner e tem por trás um dos maiores estúdios do mundo - Warner Brothers -, a Marvel para entrar na briga e chegar a outras mídias no inicio da década de 80, comprou o estúdio de animação DePatie-Freleng, relançou a empresa como Marvel Productions, passando a desenvolver desenhos para a televisão.

Mais para frente a New World Entertainment uma empresa de cinema e televisão comprou a Marvel, era uma época que séries e filmes baseado em quadrinhos não interessava a ninguém, tanto é que o filme  “O Justiceiro” (1989), estrelado por Dolph Lundgren, foi um grande fiasco e séries de tv como Geração X não passou do episódio piloto.



Com prejuízo a New World vendeu a Marvel ao bilionário Ronald Perelman, dono dos cosméticos Revlon, depois de lançar ações na bolsa passou a explorar mais o potencial dos personagens, deu certo pois no início da década de 90 as HQs do Homem-Aranha e X-Men estavam vendendo bem chegando a casa de um milhão de unidades vendidas por edição.


ComicCon 2007, o 15º aniversário de fundação da Image Comics. Da esquerda para a direita: Jim Lee, Todd McFarlane, Erik Larsen, Jim Valentino, Marc Silvestri, Rob Liefeld, and Whilce Portacio
Em 1992 os sete principais ilustradores e roteiristas saíram da Marvel Comics, o motivo era que a Marvel não negociava pagamento por direitos autorais, eles trabalhavam como freelancers, recebendo por página, logo Todd McFarlane, Rob Liefeld, Jim Lee, Marc Silvestri, Erik Larsen, Jim Valentino, Whilce Portacio, Robert Kirkman, montaram sua própria editora a IMAGE, se tornando uma forte dor de cabeça para a Marvel e a DC na década de 90. O impacto na Marvel foi grande, depois disso foi só ladeira abaixo e em 1996 é forçada a decretar falência por incapacidade de honrar seus compromissos.



No desespero a Marvel vendeu os direitos dos personagens para o cinema a preço de banana, X-Men, Quarteto Fantástico, Demolidor foi para Fox, Hulk para Universal, Homem Aranha para Sony, etc., até então ninguém enxergava o potencial de um filme baseado em quadrinhos, algo que quase ninguém sabe foi que Blade o Caçador de Vampiros foi quem deu o ponta pé inicial, filme produzido em 1998, chegou aos cinemas como quem não quer nada, orçado em $45 milhões de dólares o filme faturou mais de $131 milhões no mundo todo, foi então que os estúdios perceberam que se um personagem desconhecido fez tanto sucesso imagina os Tops, em 2000 veio X-Men, vendo hoje em dia e comparando com os filmes atuais chega a ser meio bobo mas abriu caminho para os $809 milhões de bilheteria de Homem-Aranha em 2002.



Depois disso todo mundo queria fazer filme de super-herói (diretor de Lanterna Verde disse em entrevista que nem conhecia o herói só fez porque todo mundo estava fazendo filme de HQs) e no exagero fizeram monte de lixo, Demolidor, Elektra, Hulk (o primeiro), Motoqueiro Fantasma, Quarteto Fantástico, entre outros, mais graças aos deuses a Marvel teve visão e pegou um empréstimo de $525 milhões do banco Merrill Lynch que garantiria a produção de cinco filmes, e com alguns personagens que ela ainda detinha os direitos arriscaram fazer filmes, muitos produtores de Hollywood riram da ousadia e com um personagem do segundo escalão Homem de Ferro fizeram seu primeiro filme de sucesso depois disso a história todo mundo já sabe mais de meio bilhão no mundo todo a carreira do ator Robert Downey, Jr. foi, ressuscitada.



Logo depois veio Thor, Capitão América, Os Vingadores, e em 2009 a Disney comprou a Marvel por 4,3 bilhões de dólares (podia ter comprado por $79 milhões no final dos anos 80 iria economizar muito), contudo depois de 75 anos de altos e baixos a Marvel se estabeleceu e conseguiu criar um universo cinematográfico, algo que ninguém ousou fazer antes, vários filmes interligados, parece que a Warner/DC aprendeu e está correndo atrás para fazer o mesmo com Batman Vs Superman A Origem da Justiça, porém está comendo poeira está muito atrás para quem começou bem antes no longínquo anos 70 com Superman o Filme e depois em 1989 com o arrasa quarteirão Batman. E Você quem acha que vai ganhar Marvel ou DC, com certeza somos nós os fãs.




Share on Google Plus

About ulisses silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações, realmente quem ganha somos nos , mais ainda prefiro a Marvel.

    ResponderExcluir
  2. Quadrinhos virou coisa para gays, lesbicas e amantes de sagas caça-niqueis nos dias de hoje. Desisti. Tô só nos scans de hqs velhas.

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Marvel, mas ainda prefiro a DC kkkkk

    ResponderExcluir