Pular para o conteúdo principal

Steven Spielberg o melhor diretor de todos os tempos

Por: Ulisses Silva


Um visionário, um dos maiores diretores de todos os tempos, sempre nos surpreendendo com suas produções, é um diretor que faz um filme em que o personagem principal é um cavalo (Cavalo de Guerra) e mesmo assim torna o filme interessante, na mão de outro diretor o cavalo no minimo iria falar e cantar, nos fez voltar ser criança com E.T O Extraterrestre, assustou platéias do mundo inteiro com Tubarão e Jurassic Park, nos fez chorar com a Cor Púrpura e a Lista de Schindler, criou ao lado de George Lucas o herói mais legal do século 20, Indiana Jones, nos deu uma aula de história sobre a invasão da praia de Normandia em O Resgate do Soldado Ryan, (nunca mais errei uma questão dessa em provas).

Mas quem é Steven Spielberg?

Steven Allan Spielberg nascido em Cincinnati, no dia 18 de dezembro de 1946, de acordo com a revista Forbes tem uma fortuna que gira em torno de $ 3,6 bilhões de dólares, aos 13 anos de idade Spielberg venceu seu primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno, aos 16 fez seu primeiro filme em Super-8, chamado Firelight, aos 19 anos foi estudar na Universidade da California, fez sua estreia profissional com o curta-metragem Amblin, curta que lhe rendeu uma passagem para trabalhar no estúdio Universal.


Seu Primeiro Sucesso



Seu primeiro longa metragem para o cinema foi Louca Escapada sucesso de critica e fracasso de público, com apenas 27 anos em 1975 dirigiu Tubarão para o estúdio Universal, um filme até então que o estúdio não estava dando muita importância, deram um orçamento de $ 7 milhões de dólares, mesmo para época era ridículo, o filme estreou em junho de 1975, era um mês morto no meio do ano, temporda de lançamento de filmes que ninguém acreditava dar sucesso, estreou em apenas 409 cinemas e rendeu $ 470 milhões no mundo todo, inaugurando a era dos grandes blockbusters lançados no meio do ano.

O filme inovou no gênero e é uma aula de como se fazer cinema, o Tubarão não aparece até o meio do filme, até então ele é representado apenas com a câmera indo até as vitimas, hoje em dia o filme teria sido feito todo em CGI, com o Tubarão aparecendo logo no inicio estragando o suspense.


Dois anos depois em 1977 já com a bola toda em Hollywood o estúdio liberou uma verba maior para seu próximo projeto, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, que inovou utilizando efeitos especiais nunca visto antes, foi sucesso com um faturamento de mais de $ 300 milhões de dólares no mundo todo.

Primeiro fracasso



Depois de dois filmes de sucesso com faturamentos enormes, em 1979 Spielberg dirigiu a comédia 1941 Uma Guerra Muito Louca com os maiores comediantes da época Dan Aykroyd, John Belushi e John Candy, seu maior orçamento até então, $ 35 milhões de dólares e o filme faturou apenas $ 31 milhões nos EUA.


Na década de 70 Steven Spielberg queria dirigir um filme do James Bond que possivelmente seria 007 Contra o Foguete da Morte, foi recusado, sorte dele porque é o pior filme do James Bond, então Spielberg foi fazer seu próprio 007 ao lado do amigo George Lucas, em 1981 com o orçamento de apenas $ 18 milhões de dólares chega aos cinemas Os Caçadores da Arca Perdida faturando $ 389 milhões no mundo todo e foi a maior bilheteria do ano rendendo o dobro do segundo colocado, e rendeu a Spielberg sua primeira indicação ao Oscar de melhor diretor, infelizmente não ganhou.


No ano seguinte dirigiu o que se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos, E.T O Extraterrestre, foi destronado por Jurassic Park em 1993 internacionalmente, porém nos EUA ainda era o número um, e só em 1997 com Titanic perdeu a coroa.

E.T O Extraterrestre rendeu $ 792 milhões de dólares no mundo todo, novamente uma indicação de melhor diretor para Spielberg, além de 9 indicações ao Oscar e ganhou 4.

Durante todo os anos 80 Spielberg dominou as bilheterias, era impossível não ver um filme seu ser indicado ao Oscar ou então não esta entre os 10 filmes mais vistos no ano, além de ser o diretor mais econômico de Hollywood, 1984 Indiana Jones e o Templo da Perdição orçamento $ 28 milhões, rendeu $ 333 milhões, 2 indicações ao Oscar, em 1985 A Cor Púrpura orçamento em torno de $ 10 milhões faturou mais de $ 100 no mundo todo, 11 indicações ao Oscar ganhou nenhuma, maior injustiça do cinema, em 1989 Indiana Jones e a Última Cruzada Orçamento $ 48 milhões, faturou $ 474 milhões e 3 indicações ao Oscar.


Finalmente o Oscar



Na década de 90 Spielberg começou com criticas negativas com o filme Hook A Volta do Capitão Gancho sobre o Peter Pan crescido, mesmo assim faturou $ 300 milhões no mundo todo, seu próximo projeto era um filme médico chamado E.R com o amigo escritor Michael Crichton, porém pegou um outro projeto de Crichton chamado Jurassic Park, E.R posteriormente virou um seriado de TV chamado Plantão Médico, maior audiência da TV na década de 90.

11 de junho de 1993 estreava Jurassic Park filme que quebrou todos os recordes de bilheteria na época, na época o filme faturou $ 983 milhões de dólares em bilheteria no mundo todo, valor nunca visto por um estúdio até então, com os relançamentos nos cinemas, hoje em dia o filme já passa de um bilhão.


Leia:

O cara é tão foda que 6 meses depois lançou o drama de guerra A Lista de Schindler, ao custo de $ 22 milhões rendeu $ 321 milhões no mundo todo ganhou 7 Oscar incluindo melhor filme e diretor.


Em 1997 inaugurou o estúdio DreamWorks SKG em sociedade com Jeffrey Katzenberg, e David Geffen, há 75 anos um estúdio não era inaugurado em Hollywood, o primeiro filme do estúdio foi o drama Amistad, no mesmo ano dirigiu O Mundo Perdido a segunda maior bilheteria de 1997 rendendo $ 618 milhões de dólares, ficando atrás do fenômeno Titanic, na sequência em 1998 dirigiu o excelente O Resgate do Soldado Ryan filme mais visto de 1998 e novamente levou o Oscar para casa.

Século 21



3 décadas seguidas fazendo filmes de sucesso, Spielberg parece uma máquina, no começo do século 21 lançou o sucesso A.I Inteligência Artificial, mais de $ 235 milhões de dólares em bilheteria, em 2002 Minority Report que rendeu $ 358 milhões ao redor do mundo e Prenda Me Se For Capaz $ 352 milhões ao redor do planeta.

2004 fez o filme Terminal novamente ao lado de Tom Hanks, Guerra dos Mundos com o amigo Tom Cruise que também arrasou nas bilheterias, e em 2008 voltou as origens com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, muita gente reclamou do filme mais o fato é que faturou $ 786 milhões no mundo todo ficando em segundo lugar nas bilheterias, atrás apenas de O Cavaleiro das Trevas no ano de 2008.

Longe das Super Produções



Nessa nova década Spielberg começou com uma animação As Aventuras de Tintim, e filmes menores como Cavalo de Guerra, Lincoln e Ponte de Espiões.

Ele não tem mais nada a provar, ganhador de 2 Oscars e vários outros prêmios, mudou a forma de fazer cinema, não uma mais várias vezes, com Tubarão, Indiana Jones, E.T, Jurassic Park, entre outros, é o diretor com mais filmes na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, montou um estúdio, tem uma fortuna de mais de três bilhões de dólares.

Além de diretor Spielberg também é escritor, creditado como escritor em 22 produções incluindo o jogo de vídeo game Medal of Honor e produziu cerca de 154 produções incluindo filmes e seriados, dentre seus sucessos como produtor estão, De Volta Para o Futuro, Os Goonies, Uma Cilada Para Roger Rabbit, Gremlins, Os Flintstones: O Filme, Transformers entre outros.


Vida Pessoal

É casado atualmente com a atriz Kate Capshaw e tem seis filhos, um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving. 

Seu divórcio de Irving é o terceiro mais caro da história do mundo do entretenimento, perdendo para o de Michael Jordan e o do cantor Neil Diamond.

Curiosidade:



Ganhou US$ 250 milhões com Jurassic Park "Parque dos Dinossauros".

Já por a Lista de Schindler ele pediu para não levar nada, ganhou zero.

Odeia Café, nunca tomou.


Comentários

  1. Medido pelo sucesso financeiro, sim, Spielberg é o melhor diretor. Mas a julgar pela profundidade artística e filosófica de seus filmes... Well, há diretores melhores. E Spielberg nem aparece nos 100 melhores.

    ResponderExcluir
  2. Como assim? Ele é o diretor com mais filmes na lista dos 100, tem uns 15 filmes dele na lista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja Como está o elenco de Falcão - O Campeão Dos Campeões

Se você tem mais de 30 anos com certeza já brincou de queda de braço com seus amigos imitando Sylvester Stallone no filme Falcão – O Campeão dos Campeões (Over the Top, 1987). "Quando viro meu boné me sinto um caminhão" “Eu não gosto de receber tapinha nas costas de pessoas dizendo que sou o melhor, não preciso disso. Se eu vencer, é porque eu quis ser o melhor ao menos uma vez na vida”. 6 vezes que Sylvester Stallone provou ser um ótimo ator É um filme incrível, que não teve uma boa bilheteria no ano de lançamento, repetiu inúmeras vezes na sessão da tarde, e ninguém se cansava de assistir ao filme, é bem motivacional, Lincoln Hank, aqui no Brasil Lincoln Falcão, é um cara humilde que cometeu muitos erros na vida, e agora está tentando se acertar, se aproximando do filho, tentando uma redenção com a ex-mulher e o ex-sogro. É o filme tipico dos anos 80 , onde desde o inicio você sabe quem é o herói e o vilão, a edição do filme é muito boa, você realmente se sente naquela

Como Kevin Costner arruinou a própria carreira

Por: Ulisses Silva Kevin Michael Costner nascido em 18 de Janeiro de 1955, ainda jovem se formou Marketing pela Universidade da Califórnia em 1978, depois de formado decidiu que queria ser ator começou a ter aulas de atuação, e durante todo inicio dos anos 80 fez pontas em filmes pequenos, até que em 1985 com 30 anos veio sua grande chance com o faroeste Silverado um grande sucesso. Fama mundial A Fama mundial veio em 1987, com o filme Os Intocáveis dirigido por Brian De Palma, e se tornou a 6º maior bilheteria do ano de 1987, no mesmo ano fez o ótimo Sem Saída um grande sucesso também, depois disso conseguiu administrar sua carreira com filmes decentes e de muita bilheteria, Vingança, Campo dos Sonhos , até que o jovem   ator em 1990, dirigiu seu primeiro filme, Dança Com Lobos. Dança Com Lobos é o faroeste de maior bilheteria até hoje, rendeu mais de $ 424 milhões de dólares no mundo todo, e custou apenas $ 22 milhões, foi indicado a 12 Oscars e ganho

As 10 Super Heroínas Mais Poderosas e Gatas dos Quadrinhos

Por: Ulisses Silva Cansado de ver matérias e fotos dos Super Heróis homens em todos os sites sobre o tema, resolvi falar das nossas mulheres, nossas heroínas, que as vezes são tão mal aproveitadas nos filmes e nas séries, mulheres que deveriam ter seu próprio filme solo, algumas tiveram, mas fizeram da forma errada, não tratando essas damas com o devido respeito e o valor que elas tem em nossas vidas. 1 - Mulher Maravilha Nossa amazona preferida e uma das heroínas mais gata e poderosa dos quadrinhos , já teve um seriado de sucesso a várias décadas atrás, porém nunca tivemos o prazer de vê-la em tela grande, porém ano que vem finalmente ela aparecerá em Batman e Superman A Origem da Justiça, mesmo que seja por poucos segundos, já vale a pena, pois sabemos que a veremos em um filme solo só dela, em um futuro próximo. Atores que quase foram super heróis no cinema 2 - Tempestade Uma das mutantes mais poderosas do mundo, já foi líder dos X-Men, já deu uns pegas