Pular para o conteúdo principal

Como Jean-Claude Van Damme arruinou a própria carreira



Jean-Claude Camille François Van Varenberg ou apenas Jean-Claude Van Damme, nasceu em Berchem-Sainte-Agathe (Bruxelas).

Depois de treinar Karate intensivamente desde os onze anos de idade, mais tarde tornou-se um bom bailarino e dançou durante 6 anos, foi campeão europeu de karatê.

Através de alguns contatos na Europa, chegou a participar de uma produção francesa chamada "Rue Barbare", lançado em 1983, no qual ele trabalhou apenas como figurante.


No ano de 1982 deixou Bruxelas e foi para Los Angeles tentar a sorte em Hollywood, em 1984 foi figurante no filme do Chuck Norris ,Braddock, nessa época Van Damme treinava com Chucky Norris.

Abaixo um video dos dois treinando


Primeiro Sucesso em Hollywood


Em 1986, atuou como vilão no filme Retroceder Nunca, Render-se Jamais, seu primeiro papel de destaque, porém foi dois anos depois no ano de 1988 que Van Damme estrelou o pequeno clássico de artes marcias, O Grande Dragão Branco que faturou $ 11 milhões de dólares nos EUA e lotou as locadoras do mundo todo a procura de seu filme; 
detalhe o filme custou míseros um milhão de dólares e redeu 11 vezes mais no mercado americano, sem contar no resto do mundo e nas videolocadoras.


Depois disso foi um sucesso atrás do outro, em 1989 fez Cyborg  que faturou nos EUA um pouco mais de $ 10 milhões de dólares, no mesmo ano estrelou outro clássico, Kickboxer: O Desafio do Dragão que faturou $ 14 milhões de dólares só nos EUA, apesar dos filmes não renderem muito, algo em tordo de $ 10 a 30 milhões de dólares nos EUA, trazia um bom lucro ao estúdio, internacionalmente os filmes rendiam muito e faturava alto nas locadoras, sem contar que os filmes tinha orçamento de um pouco mais de um milhão de dólares, ou seja os filmes rendiam 10, 20 as vezes 50 vezes mais o valor da produção, dava muito lucro.

Dancinnha do Van Damme no filme Kickboxer o Desafio do Dragão, nunca viu?? Que isso, divirta-se



Em 1990 fez ainda Leão Branco, o Lutador sem Lei, bilheteria de $ 22 milhões e Garantia de Morte escrito por David S. Goyer mais conhecido por ser roterista dos filmes do Batman da trilogia do Nolan.



De 1991 a 1994 reinou absoluto no segmento filmes de artes marcias, se Stallone e Schwarzenegger dominavam as bilheterias dos filmes de ação com grande orçamento, Van Damme ficava em um nicho mais na lateral, e reinava nos filmes baratos e nas videolocadoras;

TimeCop O Guardião do Tempo, seu maior sucesso comercial

Filmes como Duplo Impacto de 1991 faturamento de $ 29 milhões de dólares, 1992 Soldado Universal  faturando alto com $ 29 milhões, O Alvo em 1993 com 31 milhões de dólares e outros $ 41 milhões internacionalmente, e seu maior sucesso comercial em 1994, Timecop O Guardião do Tempo $ 101 milhões de dólares no mundo todo.

O começo do fim


De 1988 a 1994 Van Damme vinha tendo uma carreira sólida, famoso no mundo todo, dominava um nicho de mercado que tinha apenas como concorrente Steven Seagal, Van Damme era rei das video locadoras, com um cachê de mais de 8 milhões de dólares por filme, sem contar que ele fazia muito sucesso na América do Sul principalmente no Brasil, contudo foi em 1994 ano do seu maior sucesso TimeCop, também foi no ano de começar a descer a ladeira.

Street fighter  foi seu primeiro fracasso desde então, considerado a pior adaptação de games e um dos piores filmes já feito, foi seu filme com maior orçamento  $ 35 milhões de dólares e faturou apenas $ 33 milhões nos EUA, no Brasil o filme deu muito sucesso.


Droga, ego e maus conselhos



Ainda em 1994 Van Damme que na época gastava em torno de 10 mil dólares por semana em cocaína, recusou um contrato milionário com a Universal, um contrato de $ 36 milhões por 3 filmes, ou seja $ 12 milhões por filme, porém ele pediu $ 20 milhões por filme, queria o mesmo salário do Jim Carrey, o astro disse que ao falar isso os executivos desligaram o telefone na sua cara;

o contrato nunca foi assinado, pois Van Damme insistia que queria mais, ego, drogas e má conpanhia fizeram a carreira do Van Damme ir por água abaixo.


Em 1995 ele estreou o fiasco Morte Súbita, que faturou $ 20 milhões nos EUA, fracaso no mundo todo, então tentando voltar as origens e fazer as pazes com público, em 1996 filmou uma cópia pobre de Grangão Dragão Branco, chamado Desafio Mortal,


outro filme ignorado pelo público, nessa época o ator ainda estava muito doidão, e de acordo com Sylvester Stallone que tinha dado uma festa em sua mansão em meados de 1996, tinha sido convidado para uma festa em Miami; Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Madonna, Shaquille O'Neal e até Don Johnson estavam presentes.

Cansado de ouvir Steven Seagal gabar-se que podia ganhar de qualquer um, e em particular das outras estrelas dos filmes de artes marciais, Jean-Claude Van Damme propôs a ele de ir para fora para verificar.



Ainda de acordo com Stallone, Seagal deu uma desculpas e foi embora da festa. O ator de Rocky concluiu; 

"Van Damme é realmente muito forte e Seagal não queria, evidentemente, ter alguma coisa com ele. Mas Van Damme estava como um louco 'cheirado' e seguiu Seagal até um clube noturno e voltou a desafiá-lo", 

acrescenta Stallone, que enfatiza que, não obstante, a briga entre os dois atores nunca chegou a acontecer.

Em meio a drogas, divórcios, filmes ruins, companhias pior ainda, ele foi diagnosticado com transtorno bipolar em 1998, o astro dos filmes de artes marcias caiu no limbo com filmes lançados direto em VHS no final dos anos 90 e DVD/Bluray inicio dos anos 2000, pérolas que nem seus mais fiés fãs conseguem assistir, 



Legionário, Inferno, Soldado Universal o Retorno, Vingança, Segundo Comando, Até a Morte entre outros.




Em 2010 recusou um dos papéis principais do sucesso os Mercenários, poderia ter sido sua volta ao time "A" de Hollywood, arrependido dois anos depois aceitou o papel de vilão em Os Mercenários 2 que faturou $ 314 milhões de dólares no mundo todo.



Em 2011 dublou a animação Kung Fu Panda 2, em 2016 voltou a para a franquia Kickboxer: A Vingança do Dragão, o filme não deu muito certo,


entre 2016 a 2017 estrelou a série de comédia da Amazon chamada, Jean-Claude Van Johnson no qual ele interpreta ele mesmo, durou apenas uma temporada, uma pena, era muito boa.

Van Damme casou-se 5 vezes, aí incluídos dois casamentos com a ex-fisiculturista Gladys Portugues, e tem 3 filhos: Kristopher (1987-), Bianca (1990-), e Nicholas (1995-).

Seu estilo atual consiste de Kickboxing, Karatê Shotokan, Muay Thai, Taekwondo WTF e Full Contact.

Quando chegou nos EUA, no início da década de 80, foi ajudado por ninguém menos que Chuck Norris. Foi Norris quem arranjou o trabalho de segurança numa boate para Van Damme, além de conseguir seu primeiro papel no cinema (ainda que pequeno), em ‘Braddock - O Super Comando’ (1984)

Quando filma suas cenas de luta, Van Damme pega bastante pesado com seus oponentes. Por isso, ele nem grava estas cenas nos EUA, com medo que algum dos dublês o processe.

Alguns de seus cachês

Retroceder Nunca, Render-se Jamais  (1986) $250 dólares

O Grande Dragão Branco  (1988)           $25.000 mil dólares

Contato Mortal  (1988)       $70.000 mil dólares

Cyborg (1989)          $50.000 mil dólares

Kickboxer (1989)     $70.000 mil dólares

Garantia de Morte (1990)   $75.000 mil dólares

Duplo Impacto (1991)         $600.000 mil dólares

Soldado Universal (1992) $1.500.000 milhões dólares

Vencer ou Morrer (1993)   $3.500.000 milhões dólares

Timecop (1994)        $5.000.000 milhões dólares

Street Fighter (1994)          $8.000.000 milhões dólares

Morte Súbita (1995)            $5.000.000 milhões dólares


John Travolta do fracasso ao sucesso e ao fracasso de novo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja Como está o elenco de Falcão - O Campeão Dos Campeões

Se você tem mais de 30 anos com certeza já brincou de queda de braço com seus amigos imitando Sylvester Stallone no filme Falcão – O Campeão dos Campeões (Over the Top, 1987). "Quando viro meu boné me sinto um caminhão" “Eu não gosto de receber tapinha nas costas de pessoas dizendo que sou o melhor, não preciso disso. Se eu vencer, é porque eu quis ser o melhor ao menos uma vez na vida”. 6 vezes que Sylvester Stallone provou ser um ótimo ator É um filme incrível, que não teve uma boa bilheteria no ano de lançamento, repetiu inúmeras vezes na sessão da tarde, e ninguém se cansava de assistir ao filme, é bem motivacional, Lincoln Hank, aqui no Brasil Lincoln Falcão, é um cara humilde que cometeu muitos erros na vida, e agora está tentando se acertar, se aproximando do filho, tentando uma redenção com a ex-mulher e o ex-sogro. É o filme tipico dos anos 80 , onde desde o inicio você sabe quem é o herói e o vilão, a edição do filme é muito boa, você realmente se sente naquela...

Como Kevin Costner arruinou a própria carreira

Por: Ulisses Silva Kevin Michael Costner nascido em 18 de Janeiro de 1955, ainda jovem se formou Marketing pela Universidade da Califórnia em 1978, depois de formado decidiu que queria ser ator começou a ter aulas de atuação, e durante todo inicio dos anos 80 fez pontas em filmes pequenos, até que em 1985 com 30 anos veio sua grande chance com o faroeste Silverado um grande sucesso. Fama mundial A Fama mundial veio em 1987, com o filme Os Intocáveis dirigido por Brian De Palma, e se tornou a 6º maior bilheteria do ano de 1987, no mesmo ano fez o ótimo Sem Saída um grande sucesso também, depois disso conseguiu administrar sua carreira com filmes decentes e de muita bilheteria, Vingança, Campo dos Sonhos , até que o jovem   ator em 1990, dirigiu seu primeiro filme, Dança Com Lobos. Dança Com Lobos é o faroeste de maior bilheteria até hoje, rendeu mais de $ 424 milhões de dólares no mundo todo, e custou apenas $ 22 milhões, foi indicado a 12 ...

As Vilãs Mais Sexy, Poderosas e Malvadas dos Quadrinhos

Por: Ulisses Silva Lex Luthor, Coringa, Apocalipse, Duende Verde, Loki, perto delas eles parecem crianças, por que abaixo esta uma pequena lista com as  vilãs mais malvadas das histórias em quadrinhos , fica difícil imaginar como algumas delas sendo tão lindas e sexy, conseguem ser a maldade em pessoa. Tenha medo muito medo.