O ex-showrunner de SVU Neal Baer, que trabalhou no programa de 2000 a 2011 está olhando para o passado e falou o que ele mudaria no personagem,
ele disse à Variety que Elliot Stabler estava batendo nas pessoas, tinha um temperamento pesado e era agressivo com os suspeitos, e ele não faria isso agora.
Hoje em dia estamos passando por um momento tenso e o personagem não era conhecido por ser gentil e imparcial quando se tratava de lidar com criminosos em potencial era bastante temperamental e as vezes tirava uma confissão com violência, não seria muito bem aceito nos dias de hoje.
Baer falou que Benson e Stabler foram criados como dois lados de uma moeda, com Benson cujo o foco está em ajudar as vítimas de crimes sexuais, e Stabler sendo quem representa a raiva da platéia em relação as vítimas. Com isso, Stabler era quem frequentemente se metia em problemas pela maneira como tratava os autores dos crimes sexuais.
No final da 12ª temporada, Stabler atira e mata uma jovem mulher que abriu fogo na sala do esquadrão e, sendo esse o sexto incidente registrado, ele teve que se comprometer com uma revisão de seu arquivo pessoal completo, aulas de controle da raiva e uma avaliação psicológica para manter o emprego. É claro que Stabler não concordou com os termos.
Neal Baer reconhece que esse padrão de comportamento não seria permitido para Elliot Stabler se ele pudesse voltar e escrever o personagem agora.
Law & Order: Organized Crime não tem data de estréia e a primeira temporada terá 13 episódios.