Pular para o conteúdo principal

Eddie Murphy uma carreira de altos e baixos

Por: Ulisses Silva


Eddie Murphy é um dos melhores comediantes, escritor de comédia, ator e artista que existe em Hollywood, mesmo quando seus filmes são ruins é impossível não rir, exemplo é Norbit, um filme ruim que mesmo assim faz você dar várias gargalhadas, quem nunca riu da Rasputia.



Nascido em 3 de abril de 1961 em Nova York, começou sua carreira aos 19 anos fazendo Stand up comedy nos clubes de Nova York, na época era discípulo do grande comediante Richard Pryor, mais tarde conseguiu integrar o elenco do programa Saturday Night Live, na temporada de 1980 a 84.


Primeiro papel no cinema




Em 1982 com apenas 21 anos conseguiu seu primeiro papel no cinema, com o filme 48 horas no qual interpreta um presidiário que sai da prisão por 48 horas ao lado do detetive interpretado pelo ator Nick Nolte, para resolver um crime. $ 78 milhões de dólares e a sétima maior bilheteria de 1982.

Escalada para o sucesso




Em 1983 ao lado de Dan Aykroyd estrelou a comédia Trocado as Bolas, rendeu $ 90 milhões de dólares nos EUA e foi a quarta maior bilheteria do ano, seu segundo filme e já estava entre os grandes astros da década de 80.


O ano era 1984 e reinou absoluto com um filme que inicialmente seria estrelado por Sylvester Stallone, Um Tira da Pesada, maior bilheteria do ano de 1984 na frente de grandes filmes como Indiana Jones e o Templo da Perdição, Caça Fantasmas, entre outros, foram mais de $ 234 milhões em bilheteria só nos EUA, indicado ao Oscar de roteiro original e uma indicação de melhor ator para Eddie Murphy ao Globo de Ouro. Se ajustarmos o valor de acordo com a inflação temos mais de $ 560 milhões de dólares em bilheteria só em território Americano.


Nos anos seguintes teríamos Eddie Murphy no Top 10 com os sucessos O Rapto do Menino Dourado de 1986, Um Tira da Pesada 2 em 1987 e seus $ 299 milhões no mundo, Um Príncipe em Nova York em 1988 fez mais de $ 288 milhões no mundo todo e foi a terceira maior bilheteria do ano, era o ator negro mais bem pago do mundo e um dos atores mais bem pagos de Hollywood ganhando cerca de oito milhões de dólares por filme, solteiro famoso e milionário, o que de ruim poderia acontecer.

O primeiro fracasso a gente nunca esquece



Em 1989 Eddie Murphy escreveu e dirigiu um filme para atuar ao lado de seu grande ídolo, Richard Pryor, o filme era Os Donos da Noite, uma comédia sobre a máfia que não era tão engraçada assim, depois de muitos anos, um filme seu não estava no top 10, além de fracassar nas bilheterias, o público e a critica malharam o filme até a alma.


Depois de um fracasso assim o melhor a fazer é ir para o local de conforto, e fez a continuação de seu primeiro sucesso, 48 Horas parte 2, o filme foi mais ou menos nas bilheterias ficando na posição de número 14, e faturou $ 153 milhões no mundo todo, em 1992 ele fez dois filmes um foi um fracasso Um Distinto Cavalheiro $ 46 milhões de bilheteria o outro foi razoável O Príncipe das Mulheres $131 milhões mundo a fora, ambos fora do top 10 das bilheterias.

A Volta do Tira da Pesada



Era 1994 e há 4 anos Eddie Murphy não emplacava um sucesso, então tentou voltar as origens com Um Tira da Pesada 3, um filme chato que em nada lembrava o falastrão picareta dos filmes anteriores, e para piorar o filme se passa em um parque de diversões, transformado a comédia policial em uma comédia pastelão, $ 119 milhões de dólares e umas das piores bilheterias de sua filmografia.


No ano seguinte fez Um Vampiro no Brooklyn no qual interpreta um vampiro, seu primeiro e único papel de vilão, outra bobeira que ninguém pagou para ver, 


até que em 1996 teve a brilhante ideia de voltar a fazer o que fazia de melhor no inicio de sua carreira, imitações e fez o excelente O Professor Aloprado no qual interpreta vários personagens, na verdade ele interpreta a família Klump toda, o público compareceu em peso para ver a nova comédia do rei da comédia, $ 273 milhões e a oitava maior bilheteria do ano, Eddie Murphy voltou a reinar, deixando para trás os astros Tom Cruise com Jerry Maguire, Stallone com Daylight, Robin Willians com Gaiola das Loucas entre outros.

A boa fase não durou



As pazes com o sucesso não durou muito, em 1997 fracassou com o filme O Negociador, uma comédia policial ao estilo Um Tira da Pesada, em 1998 fez Dr. Dolittle e se redimiu e estava novamente no top 10 das bilheterias com $ 294 milhões no mundo todo.

Nos anos seguintes foi um sobe e desce de emoções, no mesmo ano de 1998 fracassou com Santo Homem, 1999 foi a vez de Até que a Fuga nos Separe com o péssimo Martin Lawrence, no mesmo ano fez o ótimo Os Picaretas com Steven Martin umas das melhores comédias dele, foi razoável nas bilheterias com $ 98 milhões no mundo todo, bom para um orçamento de $ 55 milhões.


O Professor Aloprado 2 no ano 2000 apesar de ter sido muito criticado fez bonito nas bilheterias com $ 166 milhões no mundo todo, até que em 2002 Eddie Murphy fez um dos maiores prejuízos de Hollywood, Pluto Nash no qual levou o salário de $ 20 milhões de verdinhas, uma comédia que custou $ 100 milhões e faturou apenas quatro milhões.


Do ano 2000 até agora, Eddie Murphy fica variando entre o sucesso e o fracasso, sucessos dublando o burrinho em Shrek, A Creche do Papai, Dreamgirls pelo qual levou o globo de ouro e uma indicação ao Oscar, e fracassos como As Mil Palavras, Imagine Só, Grande Dave, Sou Espião, todos prejuízos enormes.

Em 2013 reprisou novamente o papel de Axel Foley no piloto da série Um Tida Pesada, no qual seria centrado no seu filho Aaron Foley, o piloto nunca foi exibido pela emissora que cancelou a série antes de estrear.

Sem dúvidas Eddie Murphy foi um dos melhores comediantes de sua geração, na verdade ainda é, apesar de estar um pouco sumido das telas e dos clubes de comédia, não importa quantas vezes a gente vê Um Príncipe em Nova York a gente sempre ri do Akeem paquerando, “Pensou em lixo, pensou em Akeem!”

Palmas para o Chocolate Sensual



Ou Um Tira da Pesada, essa cena é a melhor posso ver mil vezes sempre rio, e apesar de odiar filmes dublado, esse filme dublado é melhor, “Cê tá brincando?”


Vida pessoal


Eddie Murphy tem cinco filhos com sua primeira esposa, Nicole Mitchell, com quem foi casado entre março de 1993 e abril de 2006. Também tem mais dois filhos de relacionamentos que teve com Tamara Hood e Paulette McNeely. 

Em 2007, a ex-Spice Girl Melanie Brown afirmou estar grávida de Eddie, mas este disse que só um exame de DNA poderia comprovar. E comprovou. A pensão paga por Eddie ultrapassa os 40 mil euros mensais. 

Em 2006. o ator ainda iniciou um romance com a produtora cinematográfica Tracey Edmonds, que resultou em casamento, em 2008. Porém, os dois se separaram apenas duas semanas depois da cerimônia. 

Namorou rapidamente também a atriz Halle Berry e a cantora Whitney Houston

Curiosidades:


Eddie Murphy ganha de $ 10 a 20 milhões de dólares para dublar o burrinho do Shrek;

No ano 2000 levou $ 20 milhões de dólares mais 20% nas bilheterias pelo Professor Aloprado 2;

Não bebe, não fuma e afirma que o seu único vício é tomar café demasiadamente.



Comentários

  1. Ele fez um sucesso este ano: Mr Church. Custou 8 milhões e rendeu 680 milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o filme rendeu 684 mil dólares não chegou nem a um milhão, maiores informações no site http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=mrchurch.htm

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja Como está o elenco de Falcão - O Campeão Dos Campeões

Se você tem mais de 30 anos com certeza já brincou de queda de braço com seus amigos imitando Sylvester Stallone no filme Falcão – O Campeão dos Campeões (Over the Top, 1987). "Quando viro meu boné me sinto um caminhão" “Eu não gosto de receber tapinha nas costas de pessoas dizendo que sou o melhor, não preciso disso. Se eu vencer, é porque eu quis ser o melhor ao menos uma vez na vida”. 6 vezes que Sylvester Stallone provou ser um ótimo ator É um filme incrível, que não teve uma boa bilheteria no ano de lançamento, repetiu inúmeras vezes na sessão da tarde, e ninguém se cansava de assistir ao filme, é bem motivacional, Lincoln Hank, aqui no Brasil Lincoln Falcão, é um cara humilde que cometeu muitos erros na vida, e agora está tentando se acertar, se aproximando do filho, tentando uma redenção com a ex-mulher e o ex-sogro. É o filme tipico dos anos 80 , onde desde o inicio você sabe quem é o herói e o vilão, a edição do filme é muito boa, você realmente se sente naquela

Como Kevin Costner arruinou a própria carreira

Por: Ulisses Silva Kevin Michael Costner nascido em 18 de Janeiro de 1955, ainda jovem se formou Marketing pela Universidade da Califórnia em 1978, depois de formado decidiu que queria ser ator começou a ter aulas de atuação, e durante todo inicio dos anos 80 fez pontas em filmes pequenos, até que em 1985 com 30 anos veio sua grande chance com o faroeste Silverado um grande sucesso. Fama mundial A Fama mundial veio em 1987, com o filme Os Intocáveis dirigido por Brian De Palma, e se tornou a 6º maior bilheteria do ano de 1987, no mesmo ano fez o ótimo Sem Saída um grande sucesso também, depois disso conseguiu administrar sua carreira com filmes decentes e de muita bilheteria, Vingança, Campo dos Sonhos , até que o jovem   ator em 1990, dirigiu seu primeiro filme, Dança Com Lobos. Dança Com Lobos é o faroeste de maior bilheteria até hoje, rendeu mais de $ 424 milhões de dólares no mundo todo, e custou apenas $ 22 milhões, foi indicado a 12 Oscars e ganho

As 10 Super Heroínas Mais Poderosas e Gatas dos Quadrinhos

Por: Ulisses Silva Cansado de ver matérias e fotos dos Super Heróis homens em todos os sites sobre o tema, resolvi falar das nossas mulheres, nossas heroínas, que as vezes são tão mal aproveitadas nos filmes e nas séries, mulheres que deveriam ter seu próprio filme solo, algumas tiveram, mas fizeram da forma errada, não tratando essas damas com o devido respeito e o valor que elas tem em nossas vidas. 1 - Mulher Maravilha Nossa amazona preferida e uma das heroínas mais gata e poderosa dos quadrinhos , já teve um seriado de sucesso a várias décadas atrás, porém nunca tivemos o prazer de vê-la em tela grande, porém ano que vem finalmente ela aparecerá em Batman e Superman A Origem da Justiça, mesmo que seja por poucos segundos, já vale a pena, pois sabemos que a veremos em um filme solo só dela, em um futuro próximo. Atores que quase foram super heróis no cinema 2 - Tempestade Uma das mutantes mais poderosas do mundo, já foi líder dos X-Men, já deu uns pegas